Atacado e varejo são duas modalidades de comércio de produtos amplamente praticadas no Brasil. Apesar de suas diferenças, ambos os setores têm apresentado crescimento e oportunidades nos últimos anos.

De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), que detalha o desempenho do atacado distribuidor em relação ao faturamento, o setor acumulou crescimento de 13,2% em 2023, na comparação com o mesmo período de 2022, em termos nominais.

Para o varejo, a crise econômica que impactou o Brasil na pandemia parece estar perdendo força. Uma análise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que as vendas do comércio varejista no país tiveram alta de 1,7% em 2023, percentual superior ao registrado no ano anterior, quando fechou em alta de 1%.

Apesar dos resultados positivos, os economistas consideram que atacado e varejo presentam potencial para crescer ainda mais. Essa é, inclusive, a tendência para os próximos anos. No entanto, isso só será possível se mais empresas aderirem à digitalização e às novas tecnologias, que têm sido as principais responsáveis pela aceleração das vendas destes comércios.

A Sinqia preparou este artigo para explicar quais são as tendências para atacado e varejo e como os meios de pagamento podem ajudar as empresas destes setores a potencializar seus negócios.

Tendências para atacado e varejo

Como observado, os setores de atacado e varejo estão passando por um acelerado processo de crescimento. A pandemia contribuiu para a transformação das modalidades, que encontraram no mercado online uma maneira de se manterem próximas de seus consumidores.

É importante lembrar que não foi apenas a pandemia que impulsionou essa mudança, mas também o comportamento do consumidor, que está cada vez mais inclinado às compras pela internet.

No comércio varejista, por exemplo, os profissionais têm se relacionado cada vez mais com a tecnologia, mostrando-se mais presentes no mundo digital. No entanto, o setor ainda é um dos que menos utiliza os meios digitais em seu dia a dia. Para alcançar o crescimento, os especialistas garantem que é essencial que as empresas se adaptem a esta nova realidade.

Esse é um grande desafio para o setor, já que muitos varejistas de médio e pequeno porte ainda encontram dificuldades com o acesso e a implementação deste modelo online.

Tendências para atacado

No setor atacadista, o forte crescimento se deve justamente aos investimentos em tecnologia e inovação. Essa modalidade percebeu a importância de implementar soluções que otimizem processos, reduzam gastos e melhorem o atendimento aos seus clientes. O impulsionamento do setor na pandemia se deve justamente às relações com o varejo e à consolidação do modelo B2B online.

Outras tendências que podem auxiliar no impulsionamento dos dois setores são os meios de pagamento, que também estão passando por mudanças significativas. A consolidação do Pix, por exemplo, tornou mais acessíveis os serviços de transferência entre pessoas e empresas.

Além do Pix, o crescimento das carteiras digitais também tem impulsionado os setores de atacado e varejo. Segundo o relatório The Global Payments Reports, as carteiras cresceram 43,5% em resposta à pandemia, apenas na América Latina. Esse aumento se deve também à nova realidade provocada pela utilização de meios de pagamento sem contato. Empresas que se mostram adeptas aos modelos de pagamentos digitais e exclusivos têm apresentado resultados positivos e alinhados às tendências do mercado.

Entre para o mercado de meios de pagamento

Se você é varejista ou atacadista, a Sinqia e a Evertec podem te ajudar a potencializar seu negócio com novas soluções de meios de pagamento. Com a nossa tecnologia, você pode emitir e processar cartões de pagamento com flexibilidade, simplicidade e integração rápida.

A vantagem é um cartão bandeirado e personalizado com a identidade da empresa, permitindo compras dentro e fora do ambiente da loja, expandindo o alcance territorial da sua marca. A solução também garante mais controle para a empresa, criando segmentos de produtos específicos de acordo com sua necessidade.

Em vez de assinar um acordo com um arranjo de pagamentos (bandeira) e se preocupar com todos os detalhes (e custos) para se tornar um emissor direto, uma modalidade que vem ganhando destaque no mercado é o modelo de BIN Sponsor. Com essa tecnologia, em vez de se conectar diretamente à bandeira, a empresa recebe um BIN (ou uma faixa de um BIN) já homologado e utiliza a expertise da processadora para rodar os processos e serviços necessários.

A solução de BIN Sponsor é “digital first” (digital primeiro), garantindo que seus clientes possam usar cartões digitais dentro do seu app mobile, mesmo antes de receberem cartões físicos. Tudo é protegido por uma solução própria de tokenização, que simplifica a gestão de credenciais e oferece mais segurança, facilidade e agilidade. Em segundos, a pessoa pode ativar o seu cartão virtual e começar a efetuar compras.

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