Considerado uma das opções de pagamento mais populares entre os consumidores, o Pix para empresas também vem conquistando seu espaço. Além da praticidade, esse sistema também oferece aos negócios uma série de vantagens como taxas reduzidas e transferências em tempo real. E o mais importante, pagamentos feitos com total comodidade e segurança.

Apesar disso, o Pix PJ conta com algumas particularidades que acabam gerando dúvidas em muitos empreendedores. Afinal, como funciona essa modalidade de pagamento? Existe Pix gratuito para empresa? O Pix para empresas é seguro? O que esperar desse sistema no futuro?

Visando esclarecer essas e outras questões, preparamos esse guia com tudo o que precisa saber sobre o Pix voltado para empresas. Acompanhe conosco essa leitura e saiba mais!

Como funciona o Pix para empresas

O Pix é uma modalidade de pagamento instantâneo lançado em 2020 pelo Banco Central. Ele está disponível para qualquer empresa que queira oferecer essa opção de pagamento e efetuar transações financeiras com praticidade, rapidez e segurança, desde MEIs até multinacionais. Basta habilitar esse modelo de pagamento cadastrando sua conta no sistema Pix.

Depois é só criar a chave Pix, que pode ser o CNPJ, e-mail, número de contato ou uma chave aleatória e pronto. Sua empresa estará apta a ofertar mais esse formato de pagamento aos clientes. No que se refere à cobrança de taxas, o Banco Central estabelece que podem haver cobranças em transações feitas via Pix por pessoas jurídicas.

Isso porque as transações entre PJ geralmente representam um acordo comercial para aquisição de produtos e/ou serviços. Desse modo, em atividades como essa, no Brasil, há incidência de tributos obrigatórios, tornando essa cobrança necessária. No geral, para MEIs e empresários individuais, não há cobrança de taxas em operações com Pix. Enquanto isso, para aqueles que não se enquadram nesse grupo, os bancos normalmente cobram uma taxa que varia de R$1 a R$10,00 por transação.

Pix para empresas: Próximos lançamentos

Desde seu lançamento, o Pix vem apresentando uma série de evoluções e lançamentos com o intuito de ampliar sua adesão. Para 2024, algumas novidades envolvendo esse modelo de pagamento estão sendo aguardadas. É o caso do Pix Automático, que possibilitará a autorização recorrente de pagamentos direto em conta. A previsão é que até outubro desse ano esse recurso já esteja disponível em todo o Brasil.

Além disso, outros lançamentos também estão previstos, como o Pix offline para pagamentos de serviços onde não há internet, e o Pix parcelado, que permitirá o pagamento de produtos ou serviços em parcelas.

Como oferecer Pix na sua empresa

Dados do Sebrae apontam que 41% das micro e pequenas empresas, incluindo MEIs, preferem receber pagamentos via Pix. Ou seja, não há dúvidas de que já existe uma ampla aceitação por parte das empresas em ofertar essa modalidade aos seus clientes. Mas, a dúvida de quem ainda não opera com Pix é sobre como disponibilizar esse meio de pagamento.

De modo geral, esse sistema de pagamento oferece uma série de recursos para que empresas possam trabalhar com pagamentos instantâneos. Entre os principais, estão: Pix em lote – permite a realização de múltiplas transações simultâneas, simplificando a rotina de empresas que atuam com pagamentos em grande quantidade. Pix cobrança – recurso onde a empresa gera um QRCode para receber pagamentos.

Nele é possível incluir, além do valor, data de vencimento, juros e multa. Pix estático – permite à empresa gerar um QRCode com código único para usar em várias transações. Além dos recursos que o próprio sistema oferece, empresas que desejam ofertar esse formato de pagamento também precisam contar com uma arquitetura tecnológica confiável que viabilize essa integração.

O Pix da Sinqia é um sistema robusto que permite a integração mais ágil e segura a esse modelo de pagamento instantâneo. Confira todas as funcionalidades dessa inovação e como ela pode ajudar sua empresa a oferecer o Pix para seus clientes.

Fale com
um especialista

Quer saber como nossos produtos e serviços ajudam você a superar seus desafios? Escreva pra gente


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade