Adotar uma cultura data driven se tornou um fator determinante para empresas que atuam no setor financeiro. Afinal, tomar decisões embasadas em dados concretos proporciona inúmeras vantagens competitivas que fortalecem sua posição nesse mercado.

Apesar disso, há quem ainda desconheça a relevância dessa estratégia ou como aplicá-la para o uso inteligente dos dados a favor do seu negócio. Sabendo disso, preparamos este artigo, onde explicamos o que é ser uma empresa data driven, qual a importância desse modelo de gestão e como implementá-lo. Confira!

O que é data driven?

Podemos definir o data driven como um modelo de gestão orientado por dados. Desse modo, empresas que operam com base nesse conceito fundamentam suas decisões a partir da análise e interpretação de informações precisas e confiáveis.

Ser uma empresa data driven vai muito além do que apenas coletar dados. Significa analisar estratégias de investimentos, gestão de riscos, personalizar produtos e serviços, bem como prever tendências e antecipar comportamentos de mercado. Tudo isso é feito e orientado a partir de dados consolidados.

Por que aplicar a cultura data driven no setor financeiro?

No setor financeiro, onde cada decisão impacta significativamente nos resultados e crescimento do negócio, contar com dados sólidos para embasar decisões é crucial. Nesse contexto, a cultura data driven surge como uma estratégia que oferece às empresas uma base sólida e orientada por dados para suas tomadas de decisões. Inclusive, estatísticas apontam que usar banco de dados apurados para tomar decisões as tornam até três vezes mais relevantes.

Mas não é só isso. Quando usada adequadamente, esse conceito também proporciona muitas outras vantagens competitivas. Para os bancos, a aplicação da análise de dados permite aos gestores conhecer de forma precisa o comportamento de seus clientes. Assim, é possível desenvolver produtos e serviços diversificados e personalizados, otimizando a experiência do cliente.

Ao ser implementado no setor previdenciário, esse modelo ajuda a automatizar processos, agilizando operações, bem como otimizando a captação de leads e o atendimento dos clientes. E também reduz as chances de fraudes, elevando a segurança no setor.

Assim como já ocorre em outros segmentos, um modelo orientado por dados voltado para o setor de consórcio também é uma prática que só tem a agregar à gestão. Isso se traduz em uma tomada de decisão ágil e fundamentada em dados, mitigando os riscos de inadimplência e cancelamento, além de elevar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente, garantindo um crescimento escalável e compatível com a realidade de mercado.

Como implementar na sua empresa?

Não há dúvidas de que aplicar o conceito data driven no setor financeiro é fundamental para o crescimento e sucesso do negócio. Mas, como implementar esse modelo de gestão orientado por dados na prática?

De fato, aplicar a cultura de dados pode ser desafiador. Afinal, trata-se de uma evolução que requer maior qualificação das informações, uma infraestrutura de dados eficiente, além de maior flexibilidade quanto às mudanças que esse processo exige.

Apesar disso, qualquer empresa do setor financeiro pode se tornar orientada por dados. Para isso, é necessário desenvolver um ambiente propício à inovação, ou seja, implementar soluções projetadas para coleta, análise e processamento dos dados.

Também é importante garantir que os dados sejam facilmente consultados. Esse quase sempre é um ponto crítico que empresas que buscam orientar suas decisões por dados enfrentam. Contudo, a integração de tecnologias de Inteligência Artificial e dados na nuvem é uma alternativa que pode ajudar a contornar esse obstáculo.

Somado a isso, é necessário ainda a implementação de sistemas que operam em conformidade com a LGPD. Assim, é possível implementar uma gestão de dados eficiente e alinhada ao cumprimento das regras estabelecidas na legislação voltada ao tratamento de dados.

Sua empresa ainda não segue uma cultura data driven? Na Sinqia, contamos com soluções que simplificam a implementação de uma gestão orientada por dados. Fale conosco e saiba mais!

Fale com
um especialista

Quer saber como nossos produtos e serviços ajudam você a superar seus desafios? Escreva pra gente


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade