O mercado de consórcio no Brasil está experimentando um crescimento significativo em demanda e se tornando um agente importante para impulsionar a economia do país. Contudo, este é um setor que possui potencial para expandir ainda mais com a implementação de uma estratégia de análise de dados.

Assim como já ocorre em outros segmentos, um modelo orientado por dados voltado para o setor de consórcio é uma prática que só tem a agregar à gestão. 

Isso se traduz em uma tomada de decisão ágil e fundamentada em dados, mitigando os riscos de inadimplência e cancelamento, além de elevar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente, garantindo um crescimento escalável e compatível com a realidade de mercado.

Apesar disso, ainda existem empresas no setor que não utilizam a análise de dados para impulsionar seus resultados. Sabendo disso, preparamos este artigo para que você entenda a importância da estratégia de dados e suas vantagens para o setor de consórcios, além de como implementar essa cultura nas empresas. Confira!

Por que a análise de dados é importante para o setor de consórcio?

Adotar a análise de dados no setor de consórcio é de suma importância, especialmente considerando os desafios deste mercado com inadimplência e cancelamentos. Com ações orientadas por dados, as empresas podem obter informações valiosas para tomar decisões mais assertivas.

Uma cultura de dados, ou cultura data driven, oferece uma compreensão profunda acerca das necessidades e comportamento dos consumidores. Dessa forma, as empresas podem oferecer soluções personalizadas, prever cenários – como riscos de inadimplência ou de cancelamento – e antecipar-se a demandas futuras, além de identificar oportunidades de mercado ainda pouco exploradas.

Dessa forma, a análise de dados permite às empresas:

  • Tomar decisões mais assertivas, proporcionando mais economia de tempo, recursos e maior produtividade ao setor;
  • Avaliar os riscos associados ao mercado, como de inadimplência ou cancelamento, para criar programas de gestão de riscos mais adequados;
  • Garantir maior controle e direcionamento em relação aos custos.

Assim, por meio da cultura orientada por dados aplicada ao ramo de consórcios, gestores conseguem estabelecer ações mais eficazes e direcionadas, ajustar suas ofertas conforme a demanda e maximizar resultados e competitividade para um crescimento sustentável.

Como adotar uma estratégia de dados no setor de consórcios

Atualmente, os dados representam um ativo importante na maioria dos setores, e no ramo de consórcios não é diferente. Como vimos, implementar a estratégia de dados é um diferencial que pode agregar enorme valor a esse mercado.

Apesar disso, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para adotar a cultura orientada por dados, seja por falta de conhecimento, desafios culturais ou mesmo pela ausência de uma infraestrutura de dados eficiente.

Para implementar uma estratégia de dados e aproveitar as vantagens que ela oferece, é preciso mais do que uma boa base de informações. Também é necessário dispor de soluções adequadas para o tratamento e conversão desses dados em insights poderosos para embasar decisões.

Nesse quesito, inovações a solução em analytics podem ajudar, oferecendo dados unificados para tomada de decisões estratégicas e totalmente embasadas, assim como antecipando eventos, padrões e tendências para a promoção de ofertas mais personalizadas e uma gestão de riscos mais eficiente. Entre em contato e saiba como a Sinqia pode auxiliar na implementação da análise de dados em sua empresa!

Fale com
um especialista

Quer saber como nossos produtos e serviços ajudam você a superar seus desafios? Escreva pra gente


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade